Intelecto e emoção em diálogo: fortalecendo a educação com ciência e prática
Intelecto e emoção em diálogo: fortalecendo a educação com ciência e prática
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), Secretaria Adjunta de Gestão Regional (SAGR), Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE) e Secretaria Adjunta de Regime de Colaboração (SARC), tem o prazer de anunciar o V Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação e a IV Mostra de Boas Práticas Pedagógicas, que ocorrerão nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025.
O evento, em formato híbrido, tem como objetivo fomentar a produção científica e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas por profissionais da rede estadual de educação de Mato Grosso. A programação inclui apresentações de trabalhos científicos, com destaque para pesquisas de professores e técnicos administrativos que cursam ou concluíram programas de pós-graduação, além da Mostra de Boas Práticas Pedagógicas, que apresentará experiências que fortalecem a qualidade da educação básica no estado.
A abertura contará com Palestra Magna presencial no Centro de Eventos do Pantanal, seguida de apresentações virtuais de trabalhos nos dias seguintes, em salas temáticas de ensalamento, proporcionando debates e reflexões sobre o futuro da educação.
Com um total de 3.000 vagas, distribuídas entre participantes com trabalhos aprovados e ouvintes, o Simpósio reafirma seu compromisso em promover a valorização profissional, a produção acadêmica e o diálogo educativo.
O Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação e Mostra de Boas Práticas Pedagógicas é um evento anual, consolidando-se como espaço de referência para a produção científica e a valorização das práticas pedagógicas na rede estadual de ensino.
Trabalhos que discutam a implementação e os resultados do Sistema Estruturado de Ensino, contemplando as etapas: Ensino Fundamental Anos Iniciais (Unidocência), Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, com subdivisões em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Estudos e práticas que fortaleçam a alfabetização na idade certa, alinhados a programas como o Alfabetiza MT.
Pesquisas e práticas que analisem os desafios e potencialidades da oferta do Ensino Médio em tempo parcial, com foco na aprendizagem e no desenvolvimento juvenil.
Trabalhos que explorem a implementação do modelo de Ensino Integral, suas metodologias, impactos e resultados no aprendizado e na formação integral dos estudantes.
Estudos sobre a metodologia, organização e resultados do modelo de Escola Militar e Cívico-Militar, com foco em impactos pedagógicos e formativos.
Práticas e pesquisas que valorizem a especificidade da educação no campo, respeitando as identidades, contextos e necessidades das comunidades rurais.
Pesquisas que contemplem a identidade, cultura e desafios educacionais das comunidades quilombolas, fortalecendo a preservação e a valorização cultural.
Experiências e estudos voltados à inclusão e inovação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo acesso, permanência e aprendizagem.
Trabalhos que apresentem estratégias pedagógicas inovadoras para a educação de jovens e adultos, considerando seus desafios e necessidades específicas.
Estudos e práticas que respeitem a diversidade cultural e linguística dos povos indígenas, com foco no ensino bilíngue e intercultural.
Relatos e análises de projetos integrados desenvolvidos nas escolas, como Apa, Educação Financeira, Letrus, Matific, Microkids, Reconexão, Rever e Aprender, Educação para o Trânsito, Turma da Cidadania, União Faz a Vida, Projeto Árvore, Educart, Socioemocional, Biblioteca, entre outros.
Pesquisas e práticas sobre a inserção de tecnologias na escola, como iniciativas do Pacto pela Digitalização, robótica educacional e uso de plataformas digitais para aprendizagem.
Trabalhos que discutam políticas e metodologias inovadoras para o ensino de línguas estrangeiras, com foco em resultados e novas abordagens.
Estudos sobre metodologias e práticas avaliativas, tanto internas quanto externas, e sua contribuição para a melhoria da aprendizagem, incluindo experiências do Avalia MT.
Práticas e pesquisas que promovam a atualização, o desenvolvimento profissional e a inovação pedagógica dos professores.
Trabalhos que explorem políticas, programas e estratégias de valorização dos profissionais da educação, incluindo incentivos, bolsas e reconhecimento profissional.
Pesquisas que analisem a implementação e os impactos das políticas públicas na educação, contemplando gestão escolar, planejamento, contexto histórico e desafios contemporâneos.
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)
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